domingo, 21 de março de 2010

Eu, fotógrafa


A natureza sempre é fonte de inspiração. E o Rio tem paisagens exuberantes. Essa foto foi tirada no dia 07 de fevereiro de 2010 de dentro do carro no viaduto que liga a Barra a São Conrado.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Uma estória que poderia ser a história de qualquer um


Esta é uma estória que já foi publicada no meu outro blog (yoneabelaira.multiply.com)e que, hoje, incluo neste espaço.

Sete Voltas: Da Série Performances: 4- Além de cantar, também já dancei no Youtube (clique aqui e veja o filme)


Sete Voltas: Da Série Performances: 3- Além de cantar, também já dancei no Youtube

Da Série Performances: 3 - Alegria Sem Ressaca

Nós também temos o nosso bloco de Carnaval, a Banda Alegria Sem Ressaca. A banda quer chamar atenção contra os abusos de álcool e outras drogas, nessa época em que as estatísticas tradicionalmente registram aumento no consumo e abuso dessas substâncias. Idealizada pela ABRAD (Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas) a banda divulga um carnaval sem álcool super animado. Este ano, a banda comemora os bons resultados da Lei Seca no trânsito. Em 2009, a madrinha foi a atriz Solange Couto. Em 2010, Luiza Tomé. O maestro Quintanilha, do Cordão da Bola Preta, também leva seus músicos para animar a festa.

Da Série Performances: 2 - CoralemSY

Como sempre, a família se reúne e apronta. No ano passado, resolvemos criar um coral. Minha irmã é regente e sugeriu um repertório para apresentarmos no Natal para o restante da família. Criamos uma conta no Youtube (procurar por CoralemSY) que mostra a nossa brilhante performance. Passado o Natal, continuamos os ensaios, com novo repertório. Aguardem novos atrevimentos!

Da Série Performances: 1 - A Campanha está nas ruas.




O Carnaval e o Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso já acabaram, mas todos nós sabemos que a campanha eleitoral para elegermos o próximo presidente já estava nas ruas desde antes desses dois eventos. Portanto, este post ainda é atual.
Vejam nos links abaixo as duas versões da nossa contribuição. Divirtam-se com o nosso mico do ano.

http://www.youtube.com/watch?v=OX1VQk-sM78

http://www.youtube.com/watch?v=NsSUqs1XM18


Abaixo, a história completa.
MARCHINHA DO ZÉ (OU QUEM DIRIA? O ZÉ NÃO QUER!)
HISTÓRICO
* QUANDO O ZÉ ERA OUTRO Toda música tem uma história. A Marchinha do Zé também. Só que a dela começou há quase cinquenta anos, quando meu pai, o velho Saulo, que tocava de ouvido (como ele mesmo fazia questão de avisar), compôs no violão uma marchinha de Carnaval. Era um diálogo imaginado por ele entre o então presidente Jânio Quadros e seu amigo e secretário particular José Aparecido. A crítica à arrogância dos que deteem o poder era o tema da canção. Logo que o 5º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso começou a ser divulgado, sugeri as minhas irmãs,Yedda e Yoná, compormos uma marchinha nos mesmos moldes, já que o tema continua tão atual, apesar de passados quase 50 anos. O diálogo fictício de agora se passa entre Lula e certo ex-ministro da Casa Civil que, caso não tivesse sido acusado de participar do conhecido mensalão, certamente seria o candidato do Presidente a sua sucessão. Aí nasceu a Marchinha do Zé.
Além da oportunidade de participar do Concurso, a Marchinha do Zé tem como objetivo homenagear nosso querido pai, o velho Saulo, um barnabé que viveu 83 anos sem perder a capacidade de se indignar com os abusos e os desmandos na política, mas que também, como nós, cultivou o bom humor e a alegria, ingredientes indispensáveis a uma boa marchinha de Carnaval.
Yone de Carvalho Abelaira.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Hoje é Dia de Bethânias e Canôs


No Dia Internacional da Mulher, os meios de comunicação costumam exaltar as incontáveis qualidades e o valor da mulher na sociedade. NesTe dia, muitas são lembradas como exemplo de força e coragem. Para mim, o dia 08 de março também é um pouco dia das mães, pois o exemplo mais próximo que tive de mulher guerreira foi ela, que me trouxe à luz e moldou grande parte do que hoje sou. Hoje, esse sentimento se fez mais forte, quando vi o abraço de Maria Bethânia em Dona Canô flagrado por Angeluci Figueiredo. A foto revela a expressão serena da mãe recebendo o chamego da filha querida e a alegria da filha retribuindo o amor que recebeu durante toda a vida. As mãos entrelaçadas remetem a uma sensação tão forte de carinho, respeito e proteção mútuos, que seria impossível dizer quem é mais cais e quem é mais porto nessa viagem que as duas enfrentam com tanta dignidade. Parabéns a elas, parabéns ao fotógrafo, à coluna Gente Boa, e a todas as Bethânias e Canôs anônimas que, diariamente, ensinam ao mundo a beleza e a força de um gesto de amor.
Yone de carvalho Abelaira.
Rio, 08 de março de 2010.
A foto que inspirou este post é de autoria de Angeluci Figueiredo, publicada no jornal O Globo, na coluna Gente Boa, do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos e que está, interinamente, sendo produzida por Cleo Guimarães)

terça-feira, 2 de março de 2010

DEVASSA NELES!



Pode parecer piada, mas garanto que não é. Não foi ontem, nem no mês passado. Há uns quatro anos, estava eu na sala de espera de um médico e resolvi passar o tempo lendo uma dessas revistas de fofoca sobre “celebridades”, que são colocadas lá para que a gente não note que eles estão mais de uma hora atrasados e que, provavelmente, não vai dar mais tempo de ir ao banco, de pegar filho na escola, de encontrar o namorado, muito menos de evitar levar uma bronca do chefe. As matérias da revista eram iguais as de hoje, mas o que mais me chamou a atenção foi um anúncio de página inteira de uma marca de acetona, que como todos nós sabemos, serve para tirar o esmalte das unhas que, por sua vez, ficam nas extremidades dos nossos dedos. Um doce para quem adivinhar o que continha a foto do anúncio. Uma mulher de calcinha e sutiã.
Sabemos que não é de hoje que os publicitários brasileiros, tão aclamados internacionalmente, usam a imagem da mulher de forma excessiva e equivocada. Um exemplo dessa superexposição são as bundas em calcinhas minúsculas que transitam por toda a cidade no vidro traseiro dos ônibus, anunciando clínicas de estética e depilação.
Uma prática da publicidade que também considero equivocada é o estímulo ao consumo de álcool pelos jovens (vide Ronaldo fazendo propaganda de cerveja). E aí, não é só a publicidade que pratica esse crime. O reality show mais assistido no país exibe todas as quartas e sábados, durante três meses do ano, porres homéricos dos participantes, na maioria jovens, com direito a cenas grotescas e humilhantes.
Isto posto, vamos ao que interessa. Para meu espanto, ontem, o Conar (Conselho de Autorregulação Publicitária) notificou a Schincariol em função de ações de consumidores, do próprio Conar, da Secretaria Especial de Defesa da Mulher (um órgão federal, ligado à Presidência da República) e, claro, da Cervejaria Petrópolis (Cerveja Itaipava), contra a propaganda da cerveja Devassa, protagonizada pela herdeira famosa Paris Hilton, todos incomodados com o “apelo sexual excessivo” da peça publicitária. Convenhamos que ninguém acredita que foi para zelar pelos bons costumes que as ações foram sugeridas, não é mesmo? Acho que quem está precisando de uma “devassa” é a relação do Conar com a Cervejaria Petrópolis.
Quem também está merecendo ser alvo de uma devassa total é o Poder Judiciário. Recentemente, descobriram o superfaturamento na construção do Palácio da Justiça do Distrito Federal. Hoje, outro escândalo. A Segunda Vara Federal de Mato Grosso decidiu devolver aos “donos”, acusados de tráfico internacional de drogas, uma Ferrari, que vale quase dois milhões de reais, uma Mercedes, uma BMW, uma Corvette, um Lamborghini e uma moto Ducati, todos apreendidos numa operação da Polícia Federal, no ano passado. A justificativa é que o Poder Judiciário não tem condições de conservar os veículos e que eles podem se deteriorar, pois estão em local aberto. Os “donos” se “comprometem” através de um documento, a não usar, ceder, ou vender os veículos. E a Justiça acredita! Documento assinado por suposto marginal é coisa séria, não é mesmo? E a Justiça vai fiscalizar, é claro!
Nos últimos dias algumas personalidades do setor público (Arruda) e do privado (Mara Mac) foram indiciadas por desvio de dinheiro público e por crime de sonegação, respectivamente. Duvido que paguem pelos seus crimes, pois já é costume a Polícia Federal investigar, prender e a Justiça soltar.
De todas essas situações, incluindo seus personagens, é difícil afirmar quem é pior, mas com certeza não é o comercial que mostra Paris Hilton de micro vestido preto, rebolando na janela. Desta vez, pelo menos, os publicitários conseguiram ser menos devassos que os meritíssimos, os políticos e os empresários.


Rio, 02 de março de 2010.
Yone de Carvalho Abelaira.


DEVASSA:

ADJETVO: LIBERTINO, DEGENERADO, DEPRAVADO, DESPUDORADO, IMORAL, INDECENTE, OBSCENO, PERVERTIDO, PORNOGRÁFICO, SACANA, SAFADO, SENSUAL, VOLUPTUOSO

SUBSTANTIVO: APURAÇÃO MINUCIOSA DE ATO CRIMINOSO